domingo, 27 de fevereiro de 2011

INJEÇÃO ELETRÔNICA DAS HDs - PUBLICAÇÃO DE WOLFMANN EM SEU BLOG

O BLOG: http://wolfmann-hd.blogspot.com/


"injeção HD - sistema de alimentação

Já relatei o problema e a solução do problema que passei com a Fat que simplesmente não ligava após o tanque esvaziar e mais tarde não ligando nem com o tanque cheio.

Foi um problema com o sistema de alimentação da injeção e isso acabou sendo assunto de tópico no Motonline, iniciado pelo colega forista Leoclima (http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=18922&PN=1&get=last#572198 ), que trouxe algumas fotos que tomei a liberdade de reproduzir aqui no Blog.

As fotos foram feitas em uma Dyna 2006, com motor TC88, mas valem para qualquer modelo Softail, Touring, além das Dynas. Nas Sportsters esse sistema é acessado por um vigia que fica por baixo do tanque, e portanto, de muito mais fácil acesso.

A primeira foto mostra o que a gente encontra quando remove o painel que fica por cima do tanque de combustível: uma tampa vigia que dá acesso ao interior do tanque de combustível:


Ao sacar os parafusos e tirar a vigia e a junta, temos acesso ao sistema de alimentação que fica submerso dentro do tanque:

E a terceira foto que seleciona mostra o sistema fora do tanque: filtro do pescador, pescador, bomba de combustível, filtro de combustível e mangueiras (2).
No caso do problema da Fat, tive furadas as duas mangueiras (notem que estão escurecidas pelo tempo de submersão na gasolina) e o filtro de gasolina (que nesse sistema não tem envólucro de aço, mas sim de plástico).
O manual da Fat recomenda a substituição da "tela do filtro de combustível" aos 40000 kms (25000 milhas). A tela não pode ser trocada sem a substituição do filtro de combustível, portanto temos a recomendação de troca do filtro de gasolina aos 40000 kms.
Com o intervalo tão alongado para a troca de filtro, acabei não fazendo a troca por desconhecimento e o Adriano também não sabia da recomendação já que são poucas as injetadas que ele cuida e chegam tão longe.
Com base na experiência (troca das mangueiras em garantia, primeiro aos 8000 e depois a outra mangueira aos 16000 kms e agora a troca aos 45000 kms do filtro e as duas mangueiras) eu vou tomar a precaução de diminuir esse intervalo de 40000 kms para 24000 kms (intervalo entre a última troca de mangueiras e essa nova troca de mangueira) a fim de estar mais prevenido sobre essa situação.
Aos poucos vou fazendo o meu programa de manutenção. O último ítem de troca preventiva que falta confirmar é o belt da transmissão secundária (previsão de 50000 milhas - 80000 kms, mas que reza a lenda ser 60000 milhas - 96000 kms). "

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